A futura secretária de Saúde de Foz do Iguaçu, Katia Yumi Uchimura, chegou à cidade ontem (12) para ver em que pé se encontra essa área no município.
Ela é a aposta do prefeito Chico Brasileiro para resolver a difícil situação da pasta que, a bem da verdade, nunca funcionou a contento.
Ao lado da atual secretária de Saúde, Inês Weizmann, Katia participa de reuniões com a nova equipe e, ao longo da semana, fará uma série de visitas às unidades básicas de saúde (UBS). Ontem à tarde, Kátia participou de uma reunião com o Conselho Curador do Hospital Municipal Padre Germano Lauck e hoje (13) pela manhã esteve na reunião do COMUS (Conselho Municipal de Saúde).
Aliás, alguém precisa avisá-la para tomar cuidado com esse conselho, pois, ao longo dos anos, ele tem se mostrado como uma entidade a serviço de interesses políticos, na opinião deste editor.
Bom, Katia é nutricionista, mestre e doutora em saúde coletiva e professora universitária há 26 anos. Ela assume a pasta sabendo o abacaxi que irá enfrentar.
Leiam o que ela disse: “Aceitei o convite porque é uma situação que me tira de uma zona de conforto, e por eu entender que posso contribuir com a saúde da população. Eu tenho uma carreira em saúde coletiva de quase 30 anos, tanto em consultoria quanto na docência, e o convite do prefeito Chico me desafia no sentido de que eu possa ser coerente com o discurso que eu sempre pratiquei”.
Seja bem-vinda, Katia! Foz espera muito de você. Mais do que imagina.