Novas mudanças na Itaipu? Cai o ministro das Minas e Energia

No ministro é servidor de carreira do Ipea

O assessor especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, é o entrevistado do programa, Brasil em Pauta, na TV Brasil. Foto: Agência Brasil/Divugação

Bento Albuquerque não é mais o ministro de Minas e Energia. O decreto com a exoneração do cargo, a pedido, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, está publicado no Diário Oficial da União  desta quarta-feira (11).

Os decretos foram assinados ontem, terça-feira (10), um dia depois de a Petrobras anunciar um aumento de quase 9% no diesel nas refinarias, contrariando pedidos públicos do presidente Jair Bolsonaro para que não promovesse reajuste.

Para o lugar de Bento Albuquerque, o presidente da República nomeou Adolfo Sachsida, servidor de carreira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ele ocupava a chefia da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia.

Sachsida é doutor em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) com pós-doutorado pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos. Ele também é advogado, especializado em Direito tributário..

Vale ressaltar que, sob a batuta do então ministro almirante Bento Albuquerque, o almirante Anatalicio Risden Junior foi nomeado, no dia 27 de janeiro deste ano, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, em substituição ao general João Francisco Ferreira, que pediu exoneração do cargo, sem dar maiores explicações, no dia 25 de janeiro.

Sair da versão mobile