O presidente eleito do Paraguai, Mario Abdo Benítez, já definiu quais serão suas prioridades de governo, no relacionamento com o Brasil: construção de novas pontes e combate ao crime transnacional na tríplice fronteira.
Mario Abdo, que se reúne com o presidente Michel Temer no próximo dia 11, já vai levar a seu par brasileiro as propostas para construção das pontes que ligarão Hernandarias com Foz do Iguaçu e Presidente Franco com Foz.
A ponte de Hernandarias-Foz seria construída com recursos da Itaipu Binacional, conforme promessa do atual presidente paraguaio, Horacio Cartes. O novo presidente mantém a promessa.
O Brasil será o primeiro país a ser visitado por Mario Abdo. No dia seguinte, ele tem encontro com o presidente Mauricio Macri, da Argentina, quando também falará sobre crime transnacional e segurança, além de discutir questões sobra a usina binacional Yacyretá, que pertence aos dois países.
Já no dia 14, o novo presidente paraguaio visitará a Rússia, onde será recebido pelo presidente Vladimir Putin.
E, obviamente, aproveitará para assistir à abertura da Copa do Mundo, em Moscou. O primeiro jogo será entre a Rússia e a Arábia Saudita.