Novo aparelho instalado em Foz detecta dengue em 3 minutos

Nesta fase preliminar, a pesquisa deve durar dois meses e irá captar os resultados com pacientes voluntários

Aparelho detecta dengue em três minutos. Foto: Thiago Dutra/PMFI

Desde ontem, quinta-feira (9), Foz do Iguaçu sediará uma pesquisa pioneira no Brasil para a detecção de casos positivos de dengue de forma ágil. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Samek, no Jardim das Palmeiras, irá receber um equipamento que detecta por meio do sopro os sintomas da doença e apresenta os resultados em até três minutos.

O trabalho é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus de Foz do Iguaçu e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Nesta fase preliminar, a pesquisa deve durar dois meses e irá captar os resultados com pacientes voluntários, sintomáticos para a dengue há menos de cinco dias, para identificar os compostos na respiração e verificar a correlação com o estado de positividade da doença.

Porém, o diretor das Unidades Básicas de Saúde, Ademir Ferreira, ressalta que, por se tratar de um teste, a pesquisa não irá substituir os protocolos vigentes no município para o tratamento da dengue, como a prova do laço e os demais exames necessários.

Com informações da PMFI

Sair da versão mobile