Com a promessa de trabalhar “com responsabilidade e transparência”, tomou posse nesta quinta (16) pela manhã, em Assunção, o novo diretor-geral paraguaio de Itaipu, José Alberto Alderete.
Junto com ele, foram empossados os novos diretores: Mónica Pérez, diretora financeira; Miguel Gómez, diretor de Coordenação; Magnolia Mendoza, diretora jurídica; e José Sánchez Tilleria, único da gestão anterior a permanecer no cargo, como diretor técnico.
Pela primeira vez, a diretoria de Itaipu no Paraguai tem duas mulheres. E, um delas, Magnolia Mendoza, é ainda a primeira empregada do quadro permanente da usina a ocupar um cargo de diretora.
Agora à tarde, na usina, os novos diretores paraguaios tiveram a primeira reunião com seus pares brasileiros, num encontro amistoso que dá o tom de como deverá ser a gestão binacional: alinhada.
O diretor-geral brasileiro, Marcos Stamm, saudou seus novos colegas e disse que sua expectativa é “a manutenção de um trabalho que está consagrado, que vem dando certo, de continuar a gestão da maior geradora de energia do mundo, sempre preocupada com o desenvolvimento regional sustentável, por meio de iniciativas socioambientais, em consonância com as diretrizes dos dois governos, mas sem deixar de observar seu compromisso essencial, que é a geração de energia para o Brasil e Paraguai”.