O diretor de Vigilância Sanitária do Paraguai, Guillermo Sequera, disse sábado (19) que os indicadores das últimas semanas mostram que, em termos gerais, o país se encontra em um platô da pandemia de Covid-19, com uma taxa semanal constante de infecções.
Embora estes números não signifiquem um “triunfo”, significam que a epidemia está contida neste momento, explicou o diretor.
Ele destacou que, desde o final de julho, houve um aumento considerável na taxa de duplicação de casos, que passou de 40 dias para chegar em torno de 10 para 7 dias, número que outros países da região tinham. Felizmente, há duas semanas, a taxa é de 17 dias em média.
Outro indicador é o das infecções entre o pessoal médico, já que nas últimas duas semanas não se observou aumento do número médio de infecções.
Em relação aos centros da epidemia de um mês atrás (Assunção, Central e Alto Paraná), Sequera afirmou que o departamento de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, segue há quatro semanas com uma diminuição significativa do número dos casos
Hoje, esse número representa um terço do que foi o pico do epidemia no departamento de Alto Paraná.
Para Assunção e Central, os casos continuam aumentando, embora nas últimas duas semanas não tenha havido aumento exponencial e a taxa de infecções permaneça fixa, disse ele.
Fonte: Agência IP