A construção do Corredor Metropolitano Leste (CMDE) avança de forma constante com expectativa de conclusão ainda este ano no Paraguai, segundo foi divulgado nesta segunda-feira, 20 de janeiro, pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), responsável pela obras.
Este projeto inclui um conjunto de obras complementares para dar acesso de veículos à Ponte de Integração que liga as cidades de Presidente Franco (Paraguai) e Foz de Iguazú (Brasil).
A ponte está pronta desde o final de 2022, mas não foi aberta para o tráfego de veículos por falta de acessos dos dois lados da fronteira.
O CMDE é composto por três componentes principais:
- A ligação interurbana, que inclui obras civis na área primária e acesso à Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP);
- Uma rodovia no setor rural;
- A construção da nova ponte sobre o rio Monday, que envolve os municípios de Presidente Franco, Ciudad del Este, Los Cedrales e Minga Guazú, no departamento de Alto Paraná.
Conclusão das obras:
- A ligação interurbana à rede existente é uma obra de pavimentação asfáltica com 4,6 km de extensão, cujo avanço ultrapassa 95% na cidade de Presidente Franco.
- A isto somam-se as obras na área primária e o acesso ao novo posto de carregamento da Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP), que deverão estar concluídas em março deste ano.
- No acesso rural, está em construção uma estrada pavimentada de 4 faixas (Lotes 1 e 2), com extensão de quase 31 km e conclusão prevista para novembro deste ano. Esta nova rodovia se conectará com a nova ponte de Integração Paraguai-Brasil, na cidade de Presidente Franco, e incluirá sua intersecção com a rota PY02.
- A nova ponte sobre o rio Monday terá 500 m de extensão e servirá de ligação com as obras de acesso interurbano de Presidente Franco e Los Cedrales, correspondentes ao acesso rural do CMDE.
- Esta infraestrutura promete ser um motor de desenvolvimento para a região, melhorando a logística de importação e exportação e reduzindo os tempos de espera na passagem fronteiriça, atualmente congestionada na Ponte da Amizade.