Olhem o valor da multa que secretária de Foz teria de pagar por não cumprir decisão judicial

O prefeito Chico Brasileiro está dando um rolé na China

No final das contas, Sampaio ficará no cargo de prefeito por cinco dias. Foto: PMFI

O vice Francisco Sampaio tomou posse como prefeito de Foz do Iguaçu no final da tarde de sexta-feira (1º de dezembro). Ele permanece no cargo até esta terça-feira (5), com o retorno do prefeito Chico Brasileiro, que cumpre agenda na China, onde participa de um evento internacional para “discutir temas de profundo significado”.

Sampaio deveria ter assumido o cargo de prefeito na quinta-feira, por determinação de uma liminar da Justiça.

Mas, como estafe do prefeito tentou questionar judicialmente a decisão, ele só assumiu o cargo de prefeito no final da tarde de sexta, depois que a secretária de Administração, Eliane Dávila Sávio, foi intimada por um oficial de justiça a dar posse ao vice, no prazo de uma hora, sob pena de multa pessoal de R$ 5 mil por hora de atraso, além de sanções criminais, civis e processuais cabíveis.

Além dela, o juiz intimou o procurador-geral do município, Osli Machado, a “assegurar a efetivação da medida, sob pena de aplicação de multa pessoal”.

Traduzindo: o juiz deu uma enquadrada nos dois, como se diz no popular.

Vale ressaltar que Chico e Sampaio se tornaram inimigos políticos durante a pandemia, por causa de uma divergência entre o vice-prefeito e a primeira-dama do município, Rosa Jerônymo, então secretária de Saude.

Sampaio
Esta é a quarta vez que Francisco Sampaio assume como chefe do Poder Executivo de Foz do Iguaçu. A primeira ocorreu de 8 a 18 de outubro de 2021, durante a viagem de Chico Brasileiro à ExpoDubai/Paraná Business Experience, a segunda de 14 a 29 de janeiro de 2022, nas férias do titular.

A última vez que Francisco Sampaio havia assumido o cargo de prefeito interino de Foz do Iguaçu ocorreu de 27 de fevereiro a 3 de março de 2023, durante viagem do prefeito à agenda da Frente Nacional dos Prefeitos.

Sobre a atual interinidade no cargo, Francisco Sampaio disse que irá “lidar da maneira mais eficiente possível em todas as questões urgentes que surgirem na administração neste diminuto espaço de tempo”.

Sair da versão mobile