Olhem só o que aconteceu com a Gengibirra, a “champanhe das Araucárias”

Produzida desde 1904 pela empresa paranaense Cini, a Gengibirra é um símbolo da identidade paranaense

O deputado Anibelli Neto (MDB) é o autor da proposta. Foto: Valdir Amaral/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na terça-feira (26) o projeto de lei nº 563/2023, de autoria do deputado estadual Anibelli Neto (MDB), que declara a Gengibirra como Patrimônio de Natureza Cultural Imaterial do Estado do Paraná.

Por definição, a Gengibirra é uma bebida não alcoólica, não fermentada e gaseificada, produzida a partir de extrato natural de gengibre. Mais do que uma simples bebida, ela carrega um forte simbolismo cultural e afetivo para o estado.

Tradição
Produzida desde 1904 pela empresa paranaense Cini, a Gengibirra é um símbolo da identidade paranaense, especialmente entre as comunidades de origem italiana.

Sua história remonta às raízes culturais dos imigrantes que ajudaram a moldar o Paraná. Com forte tradição europeia, o refrigerante é conhecido como o “champagne das Araucárias” e representa um vínculo direto com as memórias de infância e os almoços de domingo em família.

O deputado Anibelli Neto destacou a importância pessoal e cultural da bebida.

“Desde a minha infância, sempre consumi este icônico e centenário refrigerante, uma bela recordação afetiva. É um orgulho, como parlamentar, ser o proponente desta matéria, que agora se tornará lei estadual. Trata-se de uma homenagem à família Cini e ao legado empreendedor que ela representa”, afirmou.

Sair da versão mobile