Olhem só quem foi homenageado pela Itaipu e o motivo

A binacional homenageará personagens importantes da história da usina nas comemorações do cinquentenário da empresa.

Da esquerda para a direita: Igor, Sarney, Pepitone e Lígia. Foto: Dinho Mendes/Itaipu Binacional

O ex-presidente José Sarney recebeu uma homenagem da Itaipu Binacional, na tarde de segunda-feira (18), em sua residência, em Brasília (DF), em agradecimento às contribuições à usina e ao Mercosul durante seu mandato como chefe do Executivo Federal – de 15 de março 1985 a 15 de março de 1990.

Participaram o diretor administrativo da Itaipu, Iggor Gomes Rocha; o diretor financeiro executivo, André Pepitone; e a chefe do escritório da Itaipu em Brasília, Ligia Soares. Eles entregaram a Sarney uma placa, uma peça de artesanato e uma miniatura de uma das 20 turbinas da hidrelétrica brasileira e paraguaia.

Sarney e a Itaipu
A iniciativa é da diretoria brasileira da binacional, que homenageará personagens importantes da história da Itaipu, no contexto das comemorações do cinquentenário da empresa.

Sarney, o primeiro desta lista, participou da inauguração e do início da operação comercial das duas primeiras unidades geradoras em 60 hertz da usina, em 16 de janeiro de 1987. No mesmo mês, inaugurou a linha de transmissão de corrente alternada de 750 kV, entre Foz do Iguaçu e Ivaiporã (PR), completando o primeiro circuito que levaria a energia produzida pela Itaipu aos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e, também, para o Distrito Federal.

Na ocasião, Sarney destacou a importância da Itaipu para reduzir o risco de novos racionamentos e evitar que o setor energético se convertesse no grande ponto de estrangulamento do desenvolvimento brasileiro.

Em 10 de novembro de 1989, Sarney retornou à Itaipu para, ao lado do presidente paraguaio Andrés Rodrigues, inaugurar a 15ª unidade geradora da usina.

Com informações da IB

Sair da versão mobile