Onça Grafiteira vai ajudar a proteger a espécie

Pintura de mural temático nos dias 24 e 25 deste mês alerta para a conservação da espécie através da arte

Ilustração: Divulgação

O Onça Grafiteira é uma iniciativa do Projeto Onças do Iguaçu e do artista Igor Izy e vai usar a arte como ferramenta de sensibilização das comunidades dos municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu para o tema de conservação da onça-pintada.

O programa prevê a realização de grafites ilustrando as onças do Iguaçu nos dez municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu: Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Céu Azul, Matelândia, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Serranópolis do Iguaçu, Santa Tereza do Oeste e Lindoeste. A ideia é de que estes grafites se tornem pontos de referência nas cidades.

O Onça Grafiteira será lançado em Foz do Iguaçu, como parte das comemorações do Dia Internacional da Onça-Pintada, comemorado em 29 de novembro. A iniciativa conta com patrocínio do Visit Iguassu para trazer Igor Izy e os custos do grafite; o Hotel Bambu nas cortesias de hospedagem e a Let’s Go Travel na organização e logística. A ação conta com o apoio da Secretaria de Educação de Foz do Iguaçu.

A arte será realizada no muro da Escola Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, e a extensão total do grafite será de 7 x 3,5 metros. A escola fica na rua Benjamin Constant, 493, centro. A pintura vai acontecer nos dias 24 e 25 deste mês, e o público poderá observar de perto a mágica acontecendo. A criação do painel temático inicia na sexta-feira, 24, às 14 horas. No sábado, 25, a pintura será das 9 às 12 horas.

Como parte do projeto, Izy também irá conduzir uma oficina de grafite para alunos dessa escola na sexta, 24 de novembro, das 9 às 11 horas. Será uma oportunidade para discutir a conservação da onça-pintada com as crianças. “As intervenções artísticas urbanas são cada vez mais comuns nas cidades e é importante envolver o público infantil na transformação que arte e sustentabilidade promovem”, avalia Yara Barros, coordenadora do Projeto Onças do Iguaçu.

Considerando que o medo é uma grande ameaça para as onças, promover ações que desmistifiquem este felino, e gerem conexão das pessoas com eles, ajudam a conservação da espécie. A transformação de medo em encantamento é uma estratégia que envolve a criação de um vínculo emocional com as onças, e a arte tem o potencial de fazer esta ponte. “Queremos conectar o público, as onças e o Parque Nacional, dando um senso de pertencimento e de responsabilidade compartilhada por sua proteção, sempre com a visão de transformar as pessoas de espectadores em atores do processo de conservação”, destaca Yara.

SERVIÇO: ONÇA GRAFITEIRA Datas: 24 de novembro das 14 às 17h 25 de novembro, das 9h às 17h
Local da grafitagem: Muro externo da Escola Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, na Rua Benjamin Constant, 493, Centro

OFICINA DE GRAFITE Data: 24 de novembro, das 9 às 11h Local da oficina de grafite: Escola Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza – Rua Benjamin Constant, 493, Centro

Contatos: Yara Barros – Coordenadora do Projeto Onças do Iguaçu 45 98802-9751

Andréa David – Assessoria de Imprensa Visit Iguassu
45 99137-4487

Sair da versão mobile