Onda de calor fez Itaipu produzir energia suficiente para suprir a cidade de São Paulo por 3 dias

A produção foi 25% maior que a observada nos últimos meses e atendeu 10% de toda a energia gerada no Brasil e 77% do Paraguai

Hidrelétrica de Itaipu. Foto: Sara Cheida/IB

A Itaipu Binacional registrou, nesta segunda-feira (25), a maior produção diária do ano.

Os 274.837 MWh gerados em um único dia ajudaram a atender a alta demanda de energia dos mercados brasileiro e paraguaio, devido à onda de calor que está atingindo toda região.

A produção foi 25% maior que a observada nos últimos meses e atendeu 10% de toda a energia gerada no Brasil e 77% do Paraguai.

Além disso, os 274.837 MWh seriam suficientes para atender a cidade de São Paulo por 3 dias, o Distrito Federal por 15 dias, a cidade de Foz do Iguaçu por 5 meses e meio ou o Paraguai por 5 dias.

O maior consumo de energia acontece entre 14h e 22h, devido ao uso de ar-condicionado e outros sistemas de refrigeração. Neste período, aumenta a demanda de energia nos sistemas elétricos do Brasil e do Paraguai.

Na semana passada, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, publicou um alerta sobre o aumento da temperatura devido a uma onda de calor. De acordo com o órgão, o inverno deste ano foi um dos mais quentes desde 1961.

Com informações da IB

Sair da versão mobile