A Divisão Geral de Investigação Criminal do Paraguai cumpriu hoje (4) pelo menos 25 mandados em diversas penitenciárias do Paraguai. A Operação Purgatio começou às 5h30 e resultou na expulsão de 16 brasileiros integrantes do PCC que estavam presos no país vizinho.
Cerca de 25 presos de nacionalidade brasileira foram retirados de suas celas após operações simultâneas realizadas em seis centros penitenciários de Assunção, Concepción, Pedro Juan Caballero, Itapúa, Ciudad del Este e Coronel Oviedo. Além dos expulsos, os outros presos foram retirados das celas para serem transferidos para outros estabelecimentos prisionais.
Cinco presos vinculados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e outros grupos criminosos foram retirados da penitenciária de Ciudad del Este e levados a um destacamento militar enquanto se finaliza sua expulsão; em Pedro Juan Caballero fizeram o mesmo com 9 internos; 2 internos foram retirados do presídio de Tacumbú; em Concepción, 3 pessoas privadas de liberdade; foram retiradas 4 pessoas de Coronel Oviedo e 2 internos do presídio de Itapúa.
Segundo fontes policiais, cerca de 800 pessoas privadas de liberdade aderiram ao PCC nos diferentes centros penitenciários.
Os 16 presos chegaram ao aeroporto Guarani, em Minga Guazú e no fim da manhã foram encaminhados até a Terceira Divisão de Infantaria, em Ciudad del Este. No começo da tarde, foram expulsos do país vizinhos e entregue às autoridades brasileiras, na Ponte da Amizade.
De acordo com a Polícia Federal em Foz, eles seguirão para as penitenciárias nas quais vão cumprir as penas.
Com informações do Última Hora