Vem aí a temporada de verão. E, com ela, a “invasão” de argentinos, em busca principalmente das praias do Litoral catarinense. E Foz do Iguaçu está na rota dos visitantes, ao menos dos que optam por vir nos próprios carros ou em excursão de ônibus.
A previsão é que, neste verão, 2,6 milhões de argentinos venham ao Brasil, 13% mais que na temporada do ano passado, segundo informou o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, ao jornal La Nación, de Buenos Aires.
Lummertz, que participou da Feira Internacional de Turismo, na capital argentina, disse que os argentinos vão deixar no Brasil US$ 1,3 bilhão, mais do que os US$ 800 milhões que os brasileiros vão gastar no país vizinho. Segundo Lummertz, “um argentino gasta menos per capita que um brasileiro, mas fica mais dias”.
O presidente da Embratur destacou ainda a “paridade” entre os turistas de ambos os países. Os brasileiros representam entre 30% e 40% do mercado emissor de turistas para a Argentina, mesmo percentual do que representam os argentinos no mercado brasileiro.
Mas, para a Argentina, o peso de turismo é maior. Representa 8,8% do Produto Interno Bruto do país, enquanto no Brasil é de 1,7% do PIB.