A Administração de Parques Nacionais da Argentina (APN) e a Agência Nacional de Segurança Viária do país instalaram quatro totens de controle de velocidade de veículos na área do Parque Nacional do Iguazú, numa tentativa de conter o atropelamento de animais na reserva, localizada na província de Misiones.
Os equipamentos foram instalados no quilômetro 1.632 da Rota Nacional nº 12 e na Rota Nacional nº 101, próximo ao Posto da Gendarmeria.
Segundo esses órgãos, mais de 500 animais selvagens foram atropelados nessas rotas, devido ao excesso de velocidade.
O presidente da APN, Cristian Larsen, disse que o atropelamento da vida selvagem é comum nessas estradas.
Segundo ele, os atropelamentos são causados geralmente por “motoristas irresponsáveis, que não só prejudicam a vida selvagem, mas também colocam em risco a vida deles e a de outros passageiros”.
“Ao instalar totens e radares, estamos criando um ambiente mais seguro para todos e, agora, aqueles que infringem a lei pagarão as consequências”, afirma Larsen.
De acordo com as autoridades argentinas, além dos controladores de velocidade, estão previstas a instalação de radares, sinalização preventiva e a construção de passagens para os animais selvagens atravessarem essas vias.
Com informações do governo da Argentina.