Com muita dedicação, idosos transformam acordes em melodias e aprendem a tocar um novo instrumento: o violão.
As aulas são ministradas duas vezes por semana (terça e quinta) no Centro de Convivência do Idoso de Foz do Iguaçu, no Jardim São Paulo, e são ministradas pelo arte-educador César Orlando Martinez, do Projeto Foz Fazendo Arte.
De acordo com o professor, é possível aprender violão em qualquer idade. “Qualquer atividade física ou cognitiva, como o violão, traz benefícios à saúde do idoso, melhorando a autoestima e a socialização”, comenta Orlando.
A idosa Terezinha Aparecida da Silva, 72 anos, frequenta as atividades do CCI há mais de 10 anos. Teve indicação médica para fazer violão para melhorar as articulações e a coordenação motora. “Eu trabalhei 35 anos em uma empresa de exportação, quando me aposentei, estava com depressão, sozinha em casa sem fazer nada, uma amiga me convidou para conhecer o CCI, eu gostei das atividades e estou até hoje. Já faço dança, coral e violão”, afirma Terezinha.
Além de melhorar a coordenação motora, participar de atividades como essa favorece a parte psicológica dos idosos. “Aprender algo novo na melhor idade é ainda mais importante, pois ajuda na memória, a fazer novas amizades, a sair de casa, na autoestima, e proporciona um momento de alegria e convivência com outras pessoas”, destaca Graciele Dornelles, coordenadora do CCI.
Romeu Noronha Gonçalves, 66 anos, já tocava violão na juventude, mas não pôde se dedicar muito devido ao trabalho. “Agora que estou aposentado, com mais tempo livre e fiquei sabendo das aulas de violão gratuitas, através do CRAS, eu logo me inscrevi e já participo da academia, do pilates e ainda jogo sinuca. Agradeço à Prefeitura de Foz do Iguaçu por se preocupar com os idosos e manter um lugar tão importante como esse para nossa saúde”, agradece Romeu.
Centro de Convivência do Idoso
O CCI fica localizado na Rua Piquiri, nº 100 – Conj. Libra, anexo à Praça da Bíblia. O telefone é (45)9.9942-9853 (whatsApp). O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Todas as atividades são gratuitas para idosos acima de 60 anos, do município de Foz do Iguaçu, tendo prioridade para inscritos no CadÚnico e encaminhados pelos CRAS.