Um grupo de cinco empresas associadas a uma firma canadense está realizando um investimento de cerca de US$ 30 milhões para prospecção de lítio no Chaco paraguaio, informou o vice-ministro de Minas e Energia do Paraguai, Mauricio Bejarano, nesta quinta-feira, 2 de maio.
“Há indícios da presença de lítio na região do Chaco, na fronteira com a Bolívia”, disse o vice-ministro, em entrevista à rádio 780 AM. Ele destacou a possibilidade de o Paraguai estar localizado no que chamou de “triângulo do lítio”.
Bejarano ressaltou que, caso se confirme a presença de lítio, a extração seria realizada sob uma abordagem de mineração não tradicional, o que implicaria um compromisso com práticas mais sustentáveis e responsáveis.
O vice-ministro explicou que o Paraguai não investe na busca de lítio e a única coisa que faz é conceder licenças, já que o subsolo paraguaio é propriedade do Estado.
Ele ressaltou que cada hectare explorado estará sujeito ao pagamento de uma taxa e, ainda, que no futuro a exploração poderá resultar em royalties.
Com informações da Agência IP e ADN Político