O governo paraguaio assinou hoje (7) um acordo de cooperação entre a Secretaria de Prevenção de Lavagem de Dinheiro e Bens (Seprelad) e a Direção Nacional Antimáfia e Terrorismo da Itália.
O acordo, assinado pela titular da Seprelad, María Epifania Gonzáles, e o procurador nacional antimáfia e terrorismo, Pier Luigi Dell´Osso, faz parte das ações do governo paraguaio na luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.
O país prepara um “Plano estratégico do estado paraguaio de luta contra a lavagem de dinheiro, financiamento de terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa”, com ações concretas para combater o tráfico de drogas, a corrupção, o contrabando, a lavagem de dinheiro e o tráfico de armas.
O Paraguai pretende, com essas medidas, ser aprovado na avaliação do Grupo de Ação Financeira Internacional, cujo resultado será conhecido em 2020.
A meta é evitar que o Paraguai entre na lista cinza, na qual já figurou em 2008, depois que os avaliadores concluíram as fraquezas do país na luta e prevenção contra a lavagem de dinheiro.
Fonte: ABC Color