Paraguai agiliza a construção de fábrica de celulose de US$ 4 bilhões

A construção da nova fábrica deve demorar cerca de 28 meses e a estimativa é de que entre em operação no início em 2027

Reunião com CEO da Paracel. Foto: divulgação

Nesta terça-feira, 14 de janeiro, autoridades do Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai anunciaram que se reuniram com o CEO da empresa Paracel, Flavio Deganutti, para coordenar e agilizar a construção de uma fábrica de celulose no departamento de Concepción.

Vale lembrar que o projeto Paracel prevê um investimento de aproximadamente US$ 4 bilhões, o que o torna o maior investimento privado do país.

Segundo as autoridades paraguaias, a construção da nova fábrica deve demorar cerca de 28 meses e a estimativa é de que entre em operação no início de 2027.

“Estamos colocando o MIC a serviço da Paracel, uma obra que é prioritária para o Governo Nacional. São diversas instituições públicas afetadas por esta planta de celulose de grande porte e o MIC está assumindo a liderança na promoção deste empreendimento”, afirmou o vice-ministro do Comércio, Rodrigo Maluff, após a reunião.

“Identificamos em conjunto alguns pontos que devem ser desbloqueados relacionados ao cadastro, zonas francas, estradas para transporte de madeira e aspectos de imigração”, explicou o vice-ministro Maluff.

Formada em 2019 com capital majoritariamente paraguaio, juntamente com parceiros da Suécia e da Áustria, a Paracel tem 100 mil hectares, distribuídos entre os departamentos de Concepción e Amambay, e pretende plantar 22 mil hectares de eucalipto para industrialização.

Sair da versão mobile