Paraguai agora tem uma surpresa para quem usa documentos falsos

O sistema também ajudará a monitorar tráfico de seres humanos, o contrabando de migrantes, o rapto de crianças e terrorismo.

Foto: Agência IP

O Paraguai iniciou oficialmente suas operações dentro da Rede Atenas, tornando-se o quarto país da América Latina a aderir ao trabalho de cooperação internacional com a União Europeia para a verificação de documentos de viagem em tempo real, através da cooperação permanente entre as agências de segurança migratória dos países que compõem a rede.

A Rede Atenas é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do programa EUROFRONT, inspirada no Ponto Atenas da Polícia Nacional Espanhola, na qual são implementados em cada país centros de verificação 24 horas por dia, 7 dias por semana, para a troca de alertas e a detecção imediata de documentos falsos.

Os países aderentes ao acordo – assinado em Lima em abril – que já possuem um escritório de verificação implementado são: Argentina, Equador e Peru, agora acompanhados pelo Paraguai e, em breve, Bolívia e Colômbia.

Além disso, o sistema ajudará a monitorar outros crimes transfronteiriços associados a essa prática criminosa, como o tráfico de seres humanos, o contrabando de migrantes, o rapto de crianças e terrorismo.

Com informações da Agência IP

Sair da versão mobile