Para diminuir o congestionado trânsito da Ponte da Amizade, a Diretoria da Marinha Mercante do Paraguai planeja viabilizar uma nova travessia fluvial do Rio Paraná, entre Puerto Libertad, na Argentina, e Puerto Irala, no Paraguai.
A medida, anunciada nesta segunda-feira, 21 de outubro, permitirá o uso de embarcações já cadastradas no Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC).
Segundo o ministério, a nova travessia, que fica 50 quilômetros ao sul de Foz do Iguaçu, não só aliviará o trânsito na Ponte da Amizade, mas também promoverá o turismo e o desenvolvimento económico da região.
As melhorias nessa travessia do rio incluem a construção de rampas de acesso de veículos ao Rio Paraná e guichês para o pagamento de tarifas nas duas margens, tanto no Paraguai quanto na Argentina.
Outras iniciativas
Segundo as autoridades paraguaias, paralelamente a essa nova rota, o governo do Paraguai deve autorizar o funcionamento de uma embarcação com maior capacidade de carga em outra travessia do Rio Paraná, entre os municípios de Mayor Otaño, no Paraguai, e Eldorado, na Argentina.
“A nova embarcação também oferecerá serviço de carga, beneficiando principalmente os produtores de milho que enviam seus produtos para Chapecó, no Brasil”, afirma Patricio Ortega, diretor da Marinha Mercante paraguaia.
Para os paraguaios, ambas as rotas são consideradas estratégicas para diminuir os congestionamentos na Ponte da Amizade.
Vale ressaltar que na região de Otaño e El Dorado já operam balsas que transportam veículos leves.