O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) informa que as obras na área de Mariscal Estigarribia, departamento de Boquerón, foram vistoriadas pelo vice-ministro de Minas e Energia, Mauricio Bejarano, como parte da segunda etapa do estudo prospectivo magnetotelúrico da Chaco Minerals.
Esta iniciativa representa um investimento comprometido de US$ 30 milhões, tanto para a fase prospectiva quanto exploratória, segundo o governo paraguaio.
A Chaco Minerals faz parte de um consórcio de cinco empresas que usam tecnologia avançada em seus estudos de prospecção.
Cada empresa do grupo recebeu uma área de 400.000 hectares, cobrindo um total de 2 milhões de hectares no Chaco paraguaio.
Bejarano disse que seu país está apoiando a segunda campanha de exploração, que começou recentemente, “porque pode fornecer informações muito valiosas para a República do Paraguai”.
Ele acrescentou que, acima de tudo, o investimento é de alto risco, porque está sendo executado em uma área onde isso nunca foi feito antes.
Além da busca por lítio, os estudos fornecerão dados essenciais sobre os recursos hídricos subterrâneos, informações cruciais para o desenvolvimento da região do Chaco.