Segundo a organização Castralat, o Paraguai está entre os dez melhores países da região em termos de guarda responsável de animais de estimação. Isso se deve, principalmente, às altas taxas de esterilização de cães e gatos.
A afirmação foi feita pelo chefe de Comunicação da organização, Federico Decoud, que também destacou o apoio de organizações do setor privado, como a Fundação Maris Llorens, para o país obter essa posição.
A Castralat reúne veterinários de 16 países e organiza dias de castração e esterilização, ocasiões em que a Direção de Defesa Animal do Paraguai oferece esses serviços no país.
Nesta segunda-feira, numa reunião com autoridades e funcionários do Ministério das Tecnologias de Informação e Comunicação (Mitic), foi feito um acordo conjunto para promover, nesta semana, de 25 a 27 de outubro, um novo dia de esterilização de cães e gatos, além de consultas e higienização.
Será na cidade de Pilar, com o apoio de instituições locais que oferecerão serviços gratuitamente.
Além dessa parceria para castração, a Direção de Defesa Animal do país também promove ações de adoção de animais resgatados e faz campanhas de conscientização contra o abandono.
Outra iniciativa vai ocorrer neste final neste final de ano, quando será realizada mais uma campanha para proteger os cães dos efeitos dos fogos de artifício.
Da mesma forma, está prevista a Operação Caacupé, que envolve o acompanhamento dos animais de carga e tração que vão à romaria, e a solicitação aos cidadãos para não trazerem animais de estimação nessa peregrinação.
Com informações da Agência IP