Paraguai está em negociações com cinco laboratórios para comprar vacinas da Covid-19

Existem atualmente 18 vacinas na fase 3, ou seja, em fase de testes com grande número de pessoas

Foto ilustrativa: Agência IP

O Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social (MSPBS) deu continuidade às negociações com cinco laboratórios que desenvolvem vacinas contra covid-19 para adquirir as doses exigidas pelo Paraguai, após a aprovação do Congresso Nacional da Lei da Vacina, realizada em 22 de dezembro.

 As negociações com alguns dos 5 laboratórios já estão em estágio avançado.

Existem atualmente 18 vacinas na fase 3, ou seja, em fase de testes com grande número de pessoas, das quais 7 possuem autorização para uso emergencial: Pfizer BioNtech, Moderna (ambas da plataforma Genética), Sputnik V, Cansino ( ambos da plataforma de vetor viral), SinoVac, Sinopharm e Vaccine of the Wuhan Institute (plataforma de vírus inativado). 

Nesta terça-feira, 29 de dezembro, será analisada a autorização para uso emergencial da vacina AstraZeneca (vetor viral). Deve-se observar que nenhuma vacina foi ainda aprovada pela OMS / OPAS.

Todas as vacinas com autorização de emergência apresentam eficácia semelhante, entre 90% e 97%. As vacinas de vetores virais e vacinas de vírus inativados requerem uma temperatura de conservação entre 2 e 8ºC.

A vacina genética da Pfizer exige conservação a -70 ºC, o que dificulta o uso no país por falta de equipamentos para manter as doses nessa temperatura.

Com informações da Agência IP

Sair da versão mobile