Paraguai: mais exportações das maquilas, maior arrecadação de impostos. E inflação zero

Maquiladoras: mais exportações este ano. Foto: Agência IP

As últimas notícias econômicas do Paraguai mostram que em 2018 o país continua mantendo e até melhorando os bons resultados dos últimos anos.

O Banco Central informou que o ìndice de Preços ao Consumidor não teve variação em março. Isto é, inflação zero. No ano, o índice acumulado é de 1,1%, abaixo do 1,5% verificado no primeiro trimestre do ano passado.

Já o Ministério da Indústria e Comércio anunciou o crescimento das exportações das empresas maquiladoras. Elas venderam ao exterior, principalmente aos países vizinhos (especialmente Brasil e Argentina), US$ 175 milhões de janeiro a março, superando em 71% o total registrado no mesmo período de 2017.

Os principais produtos exportados pelas maquiladoras paraguaias são autopeças, seguidos por confecções e têxteis.

E as arrecadações do governo aumentam, o que melhora as contas públicas. Os impostos cobrados em março foram 8,2% superiores aos de março de 2017. De janeiro a março, o crescimento foi ainda maior, comparado ao primeiro trimestre do ano passado: 9,2%.

O crescimento é atribuído às rigorosas medidas de controle, principalmente em setores econômicos identificados como de maior risco fiscal, isto é, os que mais tendem a sonegar.

Sair da versão mobile