O Ministério das Relações Exteriores do Paraguai informou através da conta do X, ontem, 05 de dezembro, que “cancelou o visto do diplomata Xu Wei da República Popular da China e deu-lhe um prazo de 24 horas para deixar o país por interferência nos assuntos internos”.
Wei chegou ao Paraguai como parte da delegação do país asiático para participar da 19ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO.
No entanto, foi relatado que ele compareceu anteontem no Congresso paraguaio solicitando um encontro com seu presidente, Basilio Núñez, e legisladores, quando prestou declarações à mídia instando o Paraguai a cortar relações diplomáticas com a República da China (Taiwan).
A embaixada de Taiwan no Paraguai emitiu um comunicado no qual “rejeitou veementemente o que foi dito publicamente por Xu Wei, do Ministério das Relações Exteriores da China Popular, e disse que ele foi infiltrado no Paraguai para um propósito desconhecido”.
Segundo o comunicado, o responsável tentou “minar a firme amizade entre o Paraguai e Taiwan com a falácia de ‘uma só China’”.
Por ocasião das sessões do Comitê Intergovernamental da UNESCO, o Paraguai recebeu cerca de 150 delegações de todo o mundo para promover a Convenção de 2003 para a preservação do patrimônio cultural imaterial da humanidade.