A bebida mais tradicional do Paraguai tem data oficial no calendário. Pela Lei nº 4.261 de 2011, neste dia 24, como todo último sábado de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional do Tereré, com o objetivo de reconhecer a importância desta bebida que é parte importante da identidade paraguaia.
O reconhecimento oficial do tereré como Bebida Nacional e Patrimônio Cultural do Paraguai, bem como a sua inclusão na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO em 2020, destaca a relevância histórica e cultural desta tradição enraizada na cultura do país
Para comemorar esta data, há mais de quinze anos é realizada a Expo Tereré, um evento emblemático para transmitir “o amor pelo tereré de geração em geração”.
Na exposição, que começou quinta-feira e prossegue até amanhã, domingo, os participantes poderão explorar uma vasta gama de produtos relacionados com o tereré.
Garrafas térmicas forradas, guampas, bulbos, pilões, porta-garrafas e potes de tereré estão disponíveis para compra, além de uma impressionante exposição de artesanato paraguaio, que inclui esculturas de madeira, couro estampado, bordados, cerâmicas, pinturas e arte indígena .
A exposição acontece na Plaza de la Democracia, em Assunção, das 8h00 às 20h00.