Com a presença do presidente da República, Mario Abdo Benítez, é oficializada a visita in loco dos avaliadores do Grupo Latino-Americano de Ação Financeira (Gafilat), que se encarregarão do processo de revisar o sistema paraguaio contra a lavagem de dinheiro, o financiamento do terrorismo e a proliferação de armas de destruição em massa.
O ato ocorreu esta segunda-feira na sede do Instituto do Banco Central do Paraguai localizado em Assunção, onde o presidente estava acompanhado pelos chefes dos demais poderes do Estado, o Legislativo Oscar Salomón e o Judiciário César Diesel, respectivamente .
Durante a estada, os avaliadores conhecerão o funcionamento do sistema paraguaio contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo, bem como a proliferação de armas de destruição em massa.
A delegação é formada pelo secretário adjunto da Gafilat, Gustavo Elhim Vega, pelos técnicos Alejandra Pérez e Juan Manuel Portilla, enquanto a equipe de avaliação é formada pelos países Colômbia, Costa Rica, Cuba, Estados Unidos, Dominicana República, Nicarágua e Organização dos Estados Americanos (OEA).
Com informações da Agência IP