Paraguai pede ao Brasil mais atenção e agilidade na fronteira

Após a denúncia massiva de turistas paraguaios, o Governo Nacional solicitou à Polícia Federal brasileira que fornecesse meios para agilizar os procedimentos migratórios e dar prioridade às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Aduana paraguaia na Ponte da Amizade. Foto ilustrativa: Direção de Migrição/Divulgação

As longas filas e a espera para cruzar do Paraguai para o Brasil, via Foz do Iguaçu, levaram o Governo do país vizinho a pedir mais atenção das autoridades brasileiras. Nos últimos dias, imagens da fila para regularizar a documentação na fronteira entre os dois países viralizaram nas redes sociais. O problema se repete todos os anos, na temporada de férias.

O Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, a Diretoria Nacional de Migrações e o Consulado do Paraguai solicitaram que sejam adotados meios para proporcionar maior agilidade nos procedimentos migratórios. As autoridades também solicitaram atenção diferenciada para pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo gestantes, pessoas com deficiência e idosos.

Para cruzar para o lado brasileiro, os paraguaios e estrangeiros em geral precisam acessar o pré-registro digital de imigração que, segundo a Polícia Federal, ajuda a economizar tempo para registrar a entrada ou a saída no país. O sistema digital é gratuito e vem sendo aplicado desde o ano passado para acelerar a entrada e a saída de estrangeiros no Brasil.

O formulário solicita dados pessoais e pode ser acessado no link https://www.gov.br/pt-br/servicos/pre-cadastro-migratorio. O governo paraguaio disponibiliza informações no link https://www.migraciones.gov.py/index.php/tramites/tramites-en-linea/pre-registro-migratorio.

 Com informações do ÚltimaHora

Sair da versão mobile