Se depender dos paraguaios, o país será unido ao Brasil não apenas por uma ponte – a da Amizade -, mas por cinco: mais duas ligando a Foz do Iguaçu e outras duas ao Mato Grosso do Sul.
O ministro de Obras Públicas e Comunicação do Paraguai, Ramón Jiménez Gaona, diz que “parece pouco lógico que, tendo quase 800 quilômetros de rios como fronteiras compartilhadas com o Brasil, tenhamos apenas uma ponte”, conforme matéria publicada no jornal La Nación, de Assunção.
Corredor bioceânico
Hoje, 9, por sinal, o Congresso do Paraguai aprovou a mensagem do Poder Executivo sobre o acordo com o Brasil para a construção de uma ponte sobre o Rio Paraguai, ligando Carmelo Peralta e Porto Murtinho.
O acordo entre os dois países havia sido assinado em Brasília em 8 de junho de 2016. O texto aprovado pelos deputados paraguaios detalha que o custo da obra será absorvido pelos dois países.
A ponte, segundo informa o jornal Ultima Hora, é fundamental para viabilizar um corredor rodoviário bioceânico, conectando o Centro-Oeste do Brasil e o Norte paraguaio aos portos do Chile.
Pontes aqui
Voltando a Foz do Iguaçu, o Paraguai pretende ter duas novas pontes: uma ligando a Presidente Franco, que já tem até licença ambiental; e outra a Hernandarias.
A “segunda ponte”, como é conhecida a que ligaria Foz e Presidente Franco, está com projeto bem adiantado, mas a execução barra num “pequeno” problema: falta de verbas.
“Há atrasos no início das obras devido a questões orçamentárias no Brasil”, lembra Ramón Jiménez Gaona.
Pode ser que o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil do Brasil, Valter Casimiro, que vem a Foz do Iguaçu no próximo dia 18, traga novidades para a ponte. Segundo o deputado Fernando Giacobo, o ministro virá liberar “cerca de R$ 500 milhões em obras para o município”.
No lado paraguaio, a ponte daria contimuidade à recém-inaugurada Avenida Peru, em Hernandarias.
“É um local propício para a construção de uma ponte financiada pela Itaipu. Terá uns 700 metros (de extensão) e o investimento é estimado em US$ 100 milhões”, disse o ministro paraguaio.
Para o Paraguai, os projetos de novas pontes formam parte da estratégia do país para aumentar a integração nacional. A ideia é que o Paraguai se transforme num centro logístico internacional, fazendo a conexão entre os portos do Chile, no Pacífico, e os do Brasil, no Atlântico.
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