A intervenção de recuperação das dunas de San Cosme e Damián, que envolve um trabalho interinstitucional, prosseguiu na terça-feira (25) com uma reunião entre técnicos do Ministério das Obras Públicas (MOPC) e da Comissão Nacional para a Defesa da Recursos Naturais (Conaderna) do Congresso.
O projeto inclui obras de recuperação da areia, melhoria dos acessos às embarcações, entre outras obras, por um custo de cerca de USD 4 milhões.
Localizadas na cidade paraguaia San Cosme y Damián, no Departamento Itapuá, as dunas são um remanescente das ilhas afetadas pela formação do reservatório da hidrelétrica de Yacyretá, construída abaixo da usina de Itaipu, em parceria com a Argentina.
Segundo o MOPC, com suas águas cristalinas, o local se tornou o maior atrativo para a comunidade que depende, principalmente, do turismo.
Vale ressaltar que cidade de San Cosme e San Damián, devido à suas atrações, recebeu o prêmio “Best Tourism Village”, concedido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em dezembro de 2021.
A deterioração das dunas, causa principalmente pelo vento, fez com que o distrito se tornasse uma cidade turística de passagem. Segundo os moradores, os turistas não ficam mais para passar mais de um dia na cidade. A situação afeta pousadas, restaurantes e comerciantes da região.
Com a recuperação das dunas, pretende-se que os turistas permaneçam na cidade, em média, dois dias.