Em entrevista coletiva nesta terça-feira, 26 de novembro, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, informou que na primeira semana de dezembro fará uma visita oficial à França e posteriormente a Israel, onde ocorrerá a reabertura da embaixada do Paraguai em Jerusalém.
No final da próxima semana, Peña viajará para a França, onde participará da reunião da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Após esta visita, ele viajará a Israel, para participar de reuniões com parlamentares e outras autoridades do país, quando inaugurará oficialmente a embaixada do Paraguai na cidade de Jerusalém.
Compromisso
“Lamentamos o conflito no Médio Oriente, mas apoiamos o governo democraticamente eleito de Israel e a defesa exercida pelo ataque terrorista de 7 de Outubro (2023)”, afirmou Peña.
No dia 18 de setembro deste ano, foi reaberta a embaixada de Israel no Paraguai.
Na ocasião, foi reafirmado o compromisso dos paraguaios em transferir a sua sede diplomática de Tel Aviv, onde atualmente está localizada, para Jerusalém, considerada pela comunidade internacional como um território em disputa com a Palestina.