Nem os paraguaios aqui da fronteira acreditam muito, mas houve mais uma reunião interministerial, em Assunção, para discutir a ponte que ligará Hernandarias a Foz do Iguaçu.
O encontro foi na sede do Ministério das Relações Exteriores. Além do ministro desta pasta, Eladio Loizaga, participaram o ministro de Obras Públicas e Comunicações, Ramón Jiménez; o diretor-geral paraguaio de Itaipu, James Spalding; e o embaixador paraguaio no Brasil, Manuel María Cáceres.
O presidente eleito do Paraguai, Mario Abdo, já conversou sobre o interesse do seu país de ter quatro novas pontes unindo ao Brasil – a de Hernandarias-Foz, Presidente Franco-Foz e duas com o Mato Grosso do Sul.
Para a ponte de Hernandarias, o Paraguai está propondo ao governo brasileiro que a ponte seja financiada pela Itaipu Binacional, dividindo os custos em partes iguais entre os dois países.
A proposta é que Itaipu pague pelos projetos de engenharia, para ter uma definição mais exata do custo de investimento, e também os projetos de acessos de ambos os lados, com uma zona de controle integrado fronteiriça.
A reunião de diretoria de Itaipu, na sexta-feira, 22, vai incluir este tema na agenda, segundo foi informado na reunião.
A notícia foi publicada no Vanguardia, de Ciudad del Este, que também fez postagem esta manhã no Facebook.
A postagem rendeu 14 compartilhamentos (até a noite), 170 curtidas e muitos comentários. A maioria não acredita: “Otro chiste más”, disse um; “Algún dia”, disse outro. “Quiero creer pero tengo miedo que me mintam”, disse um terceiro.
Mas houve também quem comemorasse, dizendo que “já é tempo”.