A gasolina continua mais barata em Ciudad del Este; mas o diesel, graças ao acordo entre o governo e caminhoneiros no Brasil, ficou com o preço mais baixo por aqui, depois do aumento de combustíveis no Paraguai.
Resultado: muitos paraguaios estão vindo abastecer nos postos de combustível de Foz.
Segundo o jornal Vanguardia, o diesel comum custa, em Foz, 300 guaranis (cerca de R$ 0,20) menos que em Ciudad del Este. Já o diesel premium está R$ 0,70 mais barato.
O jornal lembra que, até pouco tempo, “eram os brasileiros que vinham em massa abastecer-se de combustível em Ciudad del Este. No entanto, com o reajuste do preço a nível local, agora são os paraguaios que vão encher o tanque no país vizinhos”.
O movimento começou na semana passada, segundo um frentista disse ao jornal.
Já os donos de postos de Ciudad del Este dizem que não estão preocupados com a situação, no momento.
“A diferença não é grande, no diesel há uma pequena vantagem para os paraguaios, em Foz, mas a gasolina aqui continua sendo mais barata”, disse o advogado Alfredo Molas, da sede regional da Associação de Proprietários de Postos de Serviços e Afins.
Em Puerto Iguazú, na Argentina, o combustível está mais caro do que em Foz e em Ciudad del Este, mesmo com a desvalorização do peso.