O governo do Paraná formalizou hoje (26) a abertura do seu banco de dados, administrado pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), para que os comerciantes do Estado confiram as informações prestadas por seus clientes.
Na prática, ao abrir a tela de consulta e informar o número do RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o comerciante vai acessar informações biográficas da pessoa pesquisada, como nome, filiação, data de nascimento, nacionalidade, naturalidade, entre outras, além da fotografia.
A solução, inédita no País, reduz significativamente a possibilidade de fraudes durante as transações comerciais, uma vez que a identificação do consumidor será precisa.
A Associação Comercial do Paraná (ACP) vai disponibilizar o sistema, já nos próximos meses, para os 25 mil estabelecimentos associados.
O contrato para a prestação do serviço de consulta biográfica foi assinado nesta quinta-feira, no Palácio Iguaçu, pelo governador Beto Richa e pelos presidentes da Celepar, Jacson Leite, e da ACP, Gláucio Geara.