Paraná deve substituir parte dos carros oficiais por veículos de um aplicativo. Saiba mais detalhes

A governadora Cida Borghetti implantou o projeto-piloto que visa reduzir custos com transporte no Governo do Estado.  Foto: Orlando Kissner/ANPr

A governadora Cida Borghetti implantou nesta segunda-feira (10) o projeto-piloto que visa reduzir custos com transporte no Governo do Estado.

Nesta primeira etapa, alguns órgãos deixarão de usar carros oficiais que fazem tarefas administrativas em Curitiba e passarão a contar com o serviço de transporte individual externo.

Atualizado às 8h50 de quarta-feira, 12.12: não serão utilizados aplicativos como o Uber. Será um aplicativo exclusivo, denominado TaxiGov.

Os veículos atualmente destinados a esses deslocamentos serão remanejados para atividades-fim do Estado, particularmente em Saúde e Segurança.

De acordo com a Secretaria da Administração e da Previdência, a economia esperada fica em torno de 50%. Um estudo elaborado pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) apontou que a despesa média de veículos nas funções administrativas do Estado é de cerca de R$ 6,50 por quilômetro.

Nesse cálculo levou-se em conta manutenção, abastecimento, depreciação e custos com motorista. Na licitação para o novo serviço, o preço do quilômetro rodado caiu para R$ 3,70.

A medida não abrange os veículos destinados às áreas de Saúde e Segurança Pública – como ambulâncias e viaturas policiais. Além disso, outros órgãos que possuem carros destinados a trabalhos administrativos em Curitiba poderão aderir ao sistema durante ou após o projeto-piloto.

Fonte: AEN

Sair da versão mobile