A Secretaria da Saúde emitiu nesta sexta-feira (01) o primeiro boletim sobre a situação da febre amarela no Paraná. Também enviou a todas as Regionais de Saúde do Estado o Alerta Epidemiológico 01/2019- Febre Amarela, para “assegurar resposta oportuna e eficaz para o enfrentamento da doença”.
Desde julho do ano passado até o final de janeiro deste ano, foram notificados 30 casos suspeitos da doença, mas apenas um foi confirmado como febre amarela; nove ainda estão sob investigação e os demais foram descartados. O caso confirmado é de Antonina, no Litoral, mas o local provável de infecção do vírus deve ser Guaraqueçaba, para onde o rapaz infectado havia viajado. Ele está internado em Paranaguá e deve ter alta ainda nesta sexta-feira..
Em Foz
O Dia D de Vacinação contra a febre amarela será amanhã, sábado (2), nas unidades de saúde de Foz do Iguaçu, das 8h às 17 horas. Nesta data, crianças e adultos poderão receber a vacina contra febre amarela e atualizar a carteirinha de vacinação. A dose contra a febre amarela é indicada para crianças a partir de 9 meses, e adultos com até 59 anos. Apenas uma dose garante imunidade para a vida toda. Quem já foi imunizado e tem comprovante vacinal, não necessita fazer nova aplicação.