Quando era governador, o hoje senador Roberto Requião proibiu o Paraguai de exportar soja transgênica pelo Porto de Paranaguá. Obrigados a procurar alternativa, no sufoco, os produtores paraguaios descobriram que era bom negócio transportar por hidrovia, e a soja passou a ser exportada por portos da Argentina e Uruguai.
Agora, veja só! os produtores de soja brasileiros, de Mato Grosso do Sul, começaram a utilizar essa mesma rota. Paranaguá – e o Paraná – só perdeu!
Pois é, nesta terça-feira o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, participou da inauguração do novo porto de Concepción, de onde será transportada, pelo Rio Paraguai, a soja do Mato Grosso do Sul, a partir de um corredor terrestre que parte da cidade de Pedro Juan Caballero.
O investimento total no porto será de de US$ 12 milhões, dos quais US$ 7,5 milhões já foram aplicados em equipamentos para ampliar a capacidade do terminal.
As obras incluem instalações para laboratórios de verificação da qualidade dos grãos e novos escritórios para a ANNP, Aduanas, Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Vegetal e de Sementes e da Secretaria Nacional Antidrogas.
A soja será transportada do Brasil por caminhões convencionais, brasileiros e paraguaios, conforme foi decidido depois da greve de caminhoneiros que paralisou o Paraguai em protesto contra a autorização (revogada) para utilização de bitrens.