A Datapar, de Ciudad del Este (dos gaúchos Gerson Alves e Mauro Caon), é a nova parceira internacional da empresa brasileira Interact Solutions, do Rio Grande do Sul.
Com a parceria, a Datapar passa a ser a responsável pela distribuição no Paraguai da Suite SA-Strategic Adviser, já utilizada por 364 organizações da América Latina.
Principal produto da Interact, a Suite SA-Strategic Adviser é um conjunto de 20 módulos de inovação de processos internos, com soluções para Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas, Gestão de Processos, Gestão da Saúde, Gestão Estratégica e Metodologia 3P’s.
O Paraguai é agora o 11° país latino-americano no radar de atuação da Interact. Além de Brasil e Paraguai, a empresa de tecnologia da informação já firmou negócios na Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, México, Nicarágua, Peru e Uruguai.
O diretor-presidente da Datapar, Mauro Caon, diz que a parceria amplia a área de atuação da empresa. Enquanto os sistemas da empresa paraguaia são voltados ao nível operacional, as soluções da Interact focam a alta gestão e a qualidade das organizações.
“Vamos evoluir o nosso portfólio para poder atender melhor o nosso cliente”, diz Caon.
A evolução econômica do Paraguai contribui para que a parceria seja um sucesso, afirma. A previsão do FMI é que o Produto Interno Bruto do país cresça 4,5% este ano, ante 2,3% do Brasil.
Atualmente, o mais importante motor da economia paraguaia é o setor agrícola, que é também o principal ramo de atuação da Datapar, com um market share de cerca de 60% do mercado paraguaio.
Para Mauro Caon, a abertura de mercado, a baixa tributação com a Lei de Maquila e a energia barata de Itaipu contribuem para a tendência de industrialização, o que também mudará o peril econômico do país. E, com a transformação, as soluções em inteligência de gestão da Interact terão maior receptividade em médio e longo prazo.
“As empresas locais têm ainda um perfil de empresas familiares. Uma boa parte está nas mãos dos fundadores, gestores de faixa etária elevada”, comenta.
Segundo dados do Ministério da Indústria do Paraguai, sete em cada dez indústrias que se instalaram no país nos últimos cinco anos são de brasileiros. Do restante, 17% são do Paraguai, 8% da Argentina e 2% de demais países. As exportações de empresas maquiladoras saltaram entre 2013 e 2017 de US$ 134,5 milhões para US$ 369,5 milhões.
Semelhanças
As duas empresas têm perfil semelhante, inclusive na origem gaúcha. Fundada em 1996, a Datapar desenvolve o Dolphin, um sistema de gestão empresarial voltado para diversas áreas da economia. Possui cerca de 300 clientes, 70% do setor do agronegócio.
A empresa tem 75 colaboradores, que atuam em todas as etapas de manutenção, desenvolvimento e implantação dos sistemas.
Já a gaúcha Interact atua desde 1999 em pesquisa e desenvolvimento de softwares para administração e governança de organizações.
Atualmente, 364 organizações na América Latina utilizam seus produtos, em 720 bases instaladas. Cerca de 7% dos clientes estão no exterior. A Interact possui 80 colaboradores diretos, 85 colaboradores em 13 unidades no Brasil, 56 partners de negócios, nove distribuidores internacionais e uma unidade internacional, na Colômbia.