A Itaipu Binacional informa que 100% dos recursos necessários para a duplicação da BR-469, conhecida como Rodovia das Cataratas, estão liberados e disponíveis para execução das obras, conforme termos do convênio assinado entre a Itaipu, o DNIT e o governo do Estado.
O dinheiro está disponível desde janeiro de 2024, enfatiza a binacional, mas as obras estão quase paralisadas, sem que exista motivo aparente.
As obras na BR-469 vão desde o portal de entrada do Parque Nacional do Iguaçu até o trevo de acesso à Argentina, passando ainda pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, em uma extensão de 8,7 quilômetros.
Os atrasos decorrentes de qualquer natureza da obra não são de responsabilidade da usina. Cabe ao Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a fiscalização e conclusão da duplicação.
“A duplicação da Rodovia das Cataratas é um projeto crucial para a melhoria da infraestrutura viária na região. A Itaipu Binacional desempenhou um papel fundamental ao disponibilizar 100% dos recursos financeiros necessários para a execução das obras ao Governo do Estado, conforme as demandas do convênio pactuado, tendo cumprido integralmente sua participação no projeto”, informa o diretor de Coordenação, Carlos Carboni.
A Itaipu Binacional espera que a duplicação seja realizada de forma eficiente e dentro dos padrões de qualidade necessários para atender às demandas da comunidade local e dos visitantes da região. A empresa está disponível para articulações necessárias e ajustes nos termos pactuados a fim de apoiar a conclusão plena da obra.
Com informações da IB