Uma nova locomotiva movida a eletricidade já está em atividade no Parque Nacional Iguazú, na Argentina. É a segunda utilizada pelo “Trem Ecológico da Selva”, que leva os visitantes aos atrativos do parque.
A apresentação da nova máquina foi feita nesta terça-feira (28), durante visita do ministro de Meio Ambiente da Argentina, Sergio Bergman, que participa em Puerto Iguazú de uma das reuniões do Grupo de Sustentabilidade Climática do G20 (que reúne os 20 países mais industrializados).
Segundo o ministro, a locomotiva elétrica “é um sinal de que o parque cuida do meio ambiente e se insere em modelos internacionais de sustentabilidade”.
A locomotiva elétrica funciona como um grande carrinho de golfe. Conta com dois motores de corrente contínua, impulsionados por baterias recarregáveis. Antes de entrar em serviço, a máquina passou por mais de 300 horas de provas em condições intensivas.
Silencioso e não poluente
O Trem Ecológico da Selva foi projetado para percorrer o ecossistema silvestre praticamente sem provocar qualquer impacto ambiental.
Circula de maneira silenciosa (70\80 decibéis) e em baixa velocidade (menos de 20 km por hora), o que evita o atropelamento de animais e permite aos turistas desfrutar dos sons e cheiros da selva.
E, o que é também fundamental, o trem não produz poluição atmosférica.
Fonte: Misiones on Line