Parque Nacional do Iguaçu celebrou o DNPD 2024 nessa quinta-feira

Mais de 70 participantes, entre crianças e jovens, viveram um dia especial na unidade de conservação

Foto: Edison Emerson/divulgação

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD) foi celebrado nessa quinta-feira, 5 de dezembro, no Parque Nacional do Iguaçu. O Patrimônio Mundial Natural recebeu 72 participantes das instituições Nosso Canto e APASFI (Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Foz do Iguaçu), entre alunos, professores e acompanhantes. Eles fizeram uma visita especial às Cataratas do Iguaçu, com muita conexão com a natureza e até mesmo a presença especial do Papai Noel.

Todos que visitaram o parque tomaram um banho de Cataratas do Iguaçu e viveram experiências marcantes para compartilharem depois. A visita à unidade de conservação teve muitas fotos nos cenários do Parque Nacional do Iguaçu. Ao final, eles puderam repor as energias na Praça de Alimentação, com os lanches temáticos do parque entregues pelo Papai Noel.

Para Mario Macedo, CEO da Urbia Cataratas, concessionária que administra a visitação turística do Parque Nacional do Iguaçu, “esta ação reforça o nosso compromisso em tornar este patrimônio natural acessível a todos. A inclusão é um valor essencial para a Urbia Cataratas. Essas ações garantem que cada visitante, independentemente de suas condições, possa viver uma experiência única nas Cataratas do Iguaçu. Mais do que um dever, é uma honra compartilhar a beleza deste lugar com todos os brasileiros, promovendo o respeito, a diversidade e a igualdade”.

A pedagoga Patrícia Lopes, da Fundação Nosso Canto, destacou o diferencial desse dia na vida dos alunos. “É muito importante, porque contribui com a interação social e para o aprendizado. Ter essa oportunidade conta com a felicidade deles, conta com a parte da interação social, que é essencial, a inclusão, principalmente nos espaços de turismo, porque muitos alunos não conseguem vir, as famílias têm dificuldades. Participar disso é uma realização.”

O diretor da APASFI, Orceni de Matos, ressaltou a experiência dos alunos da instituição: “Estamos muito felizes de estar aqui com os alunos surdos, tem muitos que nunca vieram nas Cataratas. Mostrar a importância das árvores, da natureza, estamos muito felizes com o grupo, que nos acolheu muito bem.”

Muitos desses participantes não possuem contato ou a oportunidade de visitar o principal atrativo da cidade. Esse dia é especial para aproximar crianças, jovens e adultos da experiência natural do Parque Nacional do Iguaçu. O DNPD é uma ação nacional realizada há 14 anos e proporciona atividades gratuitas em parques e atrações.

A ação tem realização da concessionária Urbia Cataratas e Parque Nacional do Iguaçu, integrando a iniciativa coordenada pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat). O transporte foi uma parceria com a Mac Foz Turismo, que fez a locomoção e retorno seguro dos participantes.

Cataratas do Bem – Entre os dias 2 e 3 de dezembro, o parque também realizou a primeira edição do Cataratas do Bem, ação com o objetivo de aproximar crianças carentes do parque. Neste ano, fizeram parte 170 frequentadores das instituições Núcleo Criança de Valor e Aldeias Infantis, de Foz do Iguaçu, que tiveram a oportunidade de fazer o passeio e receber a visita do Papai Noel.

Para mais informações sobre o Parque Nacional do Iguaçu, entre em contato com a Naipi, assistente virtual do parque, pelo WhatsApp: 45 3521-4438.

Mais informações
contato@catarataspni.com.br
www.cataratasdoiguacu.com.br

(Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu)

Sair da versão mobile