Parque Nacional do Iguaçu envolveu a comunidade na Semana Mundial do Meio Ambiente

Moradores das cidades vizinhas ao parque receberam atividades especiais entre os dias 3 e 9 de junho

Em Capanema, mais de 250 mudas de espécies nativas foram plantadas nos balneários Kau e Terra Iguassu. Foto: Urbia Cataratas

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as maravilhosas Cataratas do Iguaçu, celebrou a Semana Mundial do Meio Ambiente com ações nos municípios de Foz do Iguaçu, Céu Azul e Capanema. Organizadas pela Urbia Cataratas, concessionária responsável pela visitação turística no parque, em parceria com o ICMBio, as atividades incluíram educação ambiental, reabertura de caminhos, plantio de mudas, feirinha de produtores locais e muito mais.

Educação Ambiental – Aproximadamente 270 alunos e professores, de diversas instituições de ensino do Brasil, foram atendidos pelas equipes do Parque Nacional do Iguaçu e da Urbia Cataratas, abordando temas sobre sustentabilidade e a importância das Unidades de Conservação. As atividades de educação ambiental aconteceram nas cidades de Foz do Iguaçu e Céu Azul.

Reabertura de caminhos – Na quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, no polo Cataratas, foram reabertos os caminhos do Poço Preto e das Bananeiras. As novas opções de passeio para os visitantes das Cataratas do Iguaçu, são perfeitas para atividades de caminhada e intepretação ambiental, e já estão incluídas no ingresso tradicional de entrada. Ao final de ambos os percursos, a chegada é no Rio Iguaçu, antes da formação das Cataratas do Iguaçu.

Segundo Marcelo Skaf, diretor-técnico da Urbia Cataratas, “Encontrar espaços para caminhar e uma interação com a natureza é o que se espera de um parque nacional, é essencial. Daqui para frente, queremos ter um parque mais interativo, com trilhas abertas, com as pessoas conhecendo de verdade o Parque Nacional do Iguaçu, para além do que as Cataratas entregam”.

Atividades recreativas – No dia 8 de junho (sábado), o município de Céu Azul foi palco de diversas atividades para os moradores. O polo Rio Azul contou com oficina de pintura, show circense e peças teatrais. Além das ações recreativas, a programação também teve feirinha de produtores locais, apresentação do livro “Circo sem animal é muito mais legal” e atividades de conscientização ambiental com o Projeto Onças do Iguaçu.

De acordo com o André Franzini, gerente de Sustentabilidade da concessionária, “a Semana Mundial do Meio Ambiente foi uma excelente oportunidade de envolvimento da comunidade do entorno com a exuberância do Parque Nacional do Iguaçu, além de fortalecer a sensação de pertencimento dessas comunidades, contribui para a proteção da Unidade de Conservação. Durante essa semana, foram realizadas atividades educativas em diversos polos do parque, que fortaleceram o engajamento entre a Urbia Cataratas, o ICMBio, a comunidade local e os visitantes para a proteção da biodiversidade e conservação do parque, que é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do país”.

Final de semana em Capanema – As ações de preservação e conscientização na cidade de Capanema foram realizadas no sábado e no domingo, dias 8 e 9 de junho. Mais de 250 mudas de espécies nativas foram plantadas nos balneários Kau e Terra Iguassu, com a presença de 60 crianças de escolas e instituições da região. Também foram realizadas visitas guiadas na Trilha da Taquara, onde as crianças puderam interagir com a rica biodiversidade do parque.

Para Munir José Calaça, diretor-presidente da Urbia Cataratas, programações como essas inspiram atitudes de preservação. “Durante esses dias, tivemos a oportunidade de refletir sobre a importância da conservação ambiental e de fortalecer nosso compromisso com a harmonia entre o homem e a natureza. Cada passo que damos nessas trilhas é um compromisso com a conservação, com a pesquisa científica e com a educação ambiental. Que nossas ações continuem a ecoar, como as águas das Cataratas, inspirando hábitos saudáveis e conscientes.”

Todas as atividades realizadas durante a Semana Mundial do Meio Ambiente tiveram como objetivo aproximar a comunidade local do Parque Nacional do Iguaçu, além de informar sobre a importância da conservação ambiental. Os municípios vizinhos ao parque incluem Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Capanema.

Mais informações
contato@catarataspni.com.br
www.cataratasdoiguacu.com.br

Sair da versão mobile