Preparem os bolsos.
Por decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a partir de 6 de junho, os motoristas que precisarem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categorias A e B, terão de fazer um curso com duração de 10 horas/aula e, ainda, prestar uma prova, além do exame médico obrigatório.
Motivo: “atualizar as informações e os conhecimentos sobre as legislações de trânsito, considerando a circunstância das constantes e contínuas alterações”, segundo o Contran.
O curso poderá ser feito de forma presencial ou a distância. E a prova terá 30 questões. Porém, para obter a renovação, será exigido 100% de frequência no curso e 70% de acertos na prova, que deverá ser presencial, obrigatoriamente.
Quem não passar da primeira vez, poderá repetir a prova cinco dias depois. Se não passar novamente, o motorista terá de fazer o curso novamente.
Aqui é que o bicho pega: não foi revelado ainda o valor que o motorista terá de pagar por toda essa burocracia, ou burrocracia? Em todo o caso, prepare os bolsos, caro leitor e motorista.