PCPR treina cães para serem transportados por helicópteros

Esta é a primeira vez que a ambientação e a socialização dos cães com as aeronaves são realizadas no âmbito da PCPR

Pela 1ª vez, PCPR treina cães farejadores em aeronaves para ambientação de operações Foto: Renata Bohrer/PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou na quarta-feira (19) um treinamento aéreo para preparar cães farejadores em operações emergenciais.

Cinco policiais civis e dez cães participaram da instrução, que teve como foco a ambientação dos animais com as aeronaves da corporação.

A ação permite que tanto os tripulantes da aeronave quanto os policiais condutores dos cães estejam habilitados para realizar o transporte, reduzindo o tempo de resposta da PCPR em operações urgentes que exijam o uso de cães farejadores.

Esta é a primeira vez que a ambientação e a socialização dos cães com as aeronaves são realizadas no âmbito da PCPR. A medida busca integrar as unidades para garantir uma resposta mais rápida em casos emergenciais em qualquer região do Estado.

De acordo com a delegada-chefe da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e Núcleo de Operações com Cães (NOC), Ana Cristina Ferreira, a ambientação dos cães com as aeronaves é essencial, pois permite com que eles se desloquem com segurança e maior tranquilidade.

“O treinamento possibilitará que, em situações emergenciais que exigem o uso dos cães policiais, eles sejam transportados com segurança pelo Grupamento de Operações Aéreas (GOA), assegurando uma resposta mais rápida no atendimento das ocorrências”, explica.

Sair da versão mobile