Perderam, prainhas da região. Paraguaios já não precisam atravessar a fronteira

Foto: Vanguardia

Até pouco tempo, os paraguaios revezavam-se como o maior ou o segundo maior número de veranistas nas praias do Lago de Itaipu, lado brasileiro. Eles vinham às centenas para curtir o sol, a areia e as águas.

Agora, a concorrência ficou pesada. O veraneio dos paraguaios é feito ali mesmo em Hernandarias, onde a praia artificial, só no fim de semana de 3 e 4 de novembro, atraiu 3.200 banhistas.

No último fim de semana, 9 e 10, também foram registrados alguns milhares de veranistas (o número não foi computado ainda) divertindo-se ao sol, sob o calor de 34 graus, vindos de várias partes do departamento de Alto Paraná, como informa o jornal Vanguardia.

A praia conta com nove salva-vidas, que atuam em turnos, e funciona das 10 às 22h, de terça-feira a domingo. A entrada na água é permitida até as 19h.

Além dos salva-vidas, a praia é protegida por 20 seguranças e tem ainda um posto de enfermaria para primeiros socorros.

A praia foi construída por Itaipu e ainda deverá ser ampliada. Hoje, tem 400 metros de extensão, com areia branca, área verde próxima, cantina, sanitários e estacionamento.

A ampliação vai habilitar mais 300 metros de areia para o público, ainda este ano.

Mas o coordenador da área de Turismo da Itaipu no lado paraguaio, Rogelio Salaberry, disse que não dá pra fixar a data, porque é preciso que o reservatório baixe um pouco. Ele está cheio desde as últimas chuvas.

Sair da versão mobile