O número veículos roubados ou furtados por criminosos voltou a crescer em Foz do Iguaçu, segundo matéria do GDia, publicada no sábado (20).
Dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria da Segurança Pública (Sesp) mostram que nos primeiros três meses deste ano foram registrados 172 furtos de carros e motos, 52 a mais que no mesmo período de 2023, quando foram contabilizados 120 crimes.
Com relação aos roubos, foram 65 casos de janeiro a março, 17 a mais que no ano passado.
De acordo com o relatório, somente de furtos, o município contabiliza uma média de quase duas ocorrências por dia, em diferentes áreas.
As regiões do Centro e do bairro Vila A são as que detêm o maior volume de casos. A maioria dos crimes ocorre no período da madrugada. O mês de fevereiro teve o maior índice de criminalidade até o momento.
De acordo com o delegado da Polícia Civil, Geraldo Evangelista, as forças de segurança estão atentas às ações e trabalham em diversas frentes para tentar reduzir o número de crimes. Prova disso, é que o volume de bens recuperados também cresceu neste ano, com um total de 153 veículos reavidos na fronteira. No primeiro trimestre do ano passado foram 147 recuperações.
Do total de veículos subtraídos, as motocicletas continuam sendo os alvos preferidos dos bandidos, devido à facilidade de transporte e da possibilidade de utilização em outros crimes. “Esse é um veículo que possibilita se evadir de forma rápida, por vias de difícil circulação. Então, os criminosos acabam tendo uma predileção por este tipo de veículo automotor, que posteriormente pode ter as placas trocadas para ser utilizado em outras empreitadas criminosas”, explicou o delegado.
Com informações do GDia