Perimetral da Ponte da Integração pode se chamar Sérgio Lobato Machado

A ponte está 86% concluída e deve ser inaugurada nos próximos meses

Sérgio Lobato. Foto: Revista 100 Fronteiras divulgada pela PMFI

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de Lei, de autoria do deputado Vermelho, que denomina “Perimetral Sérgio Lobato Machado” o trecho rodoviário que liga a rodovia BR-277 à Ponte Internacional da Integração sobre o rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, no município de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná. Lobato faleceu em 25 de março do ano passado, vítima da Covid-19.

A ponte está 86% concluída e deve ser inaugurada nos próximos meses.

Na justificativa da proposta, Vermelho ressalta que Sérgio Lobato da Mota Machado chegou a Foz do Iguaçu ainda criança, na década de 1950, acompanhando a família. Na década de 1970, a família retornou para Curitiba, mas Sérgio permaneceu, pois já iniciara a sua vida profissional como empresário das áreas imobiliária, de hotelaria e de turismo. Os negócios se expandiram e Sérgio Lobato passou a ter uma atuação preponderante na cidade, pois, paralelamente à sua atuação empresarial, exerceu o cargo de secretário de turismo do município por três vezes e de vereador por dois mandatos.

Ainda segundo Vermelho, como cidadão atuante na comunidade iguaçuense, viu ser erguida a Ponte da Amizade que une o Brasil e o Paraguai e foi um dos principais articuladores para a construção da Ponte da Fraternidade, que liga os territórios brasileiro e argentino. Participando ativamente do desenvolvimento desse projeto, atuou como presidente da Comissão formada para estudar a viabilidade da obra e negociar com os governos dos dois países.

Sair da versão mobile