A Itaipu Binacional, por meio de sua Divisão de Reservatórios, recebeu na terça-feira, 3 de setembro, a etiqueta de um peixe da espécie Brycon orbignyanus, conhecido como pira pyta ou salmão do Paraná.
O animal havia sido solto no reservatório da hidrelétrica em fevereiro de 2024 e a etiqueta foi recuperada por um pescador de Ciudad del Este. O homem, que registrou os dados e devolveu o peixe à água, recebeu tralhas de pesca por fornecer as informações.
A pira pyta é uma espécie classificada como “ameaçada de extinção” pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), por isso a Itaipu realiza ações para reforçar a população deste peixe no reservatório.
Este exemplar, assim como outras espécies nativas, são reproduzidos na Estação Aquicultura do lado paraguaio da empresa.
A Binacional solicita aos pescadores que pescam esses peixes etiquetados que informem a empresa e enviem o vídeo de captura, junto com o número da etiqueta. O número de contato dos técnicos da Divisão de Reservatórios é (0974) 266500.
Esta colaboração não só ajuda a Itaipu a coletar dados cruciais sobre o comportamento e a migração dos peixes, mas também melhora os programas de proteção dessas espécies, para garantir que as estratégias de conservação sejam baseadas em dados precisos e atualizados.