Em uma série de matérias sobre os candidatos a vice-governador do Paraná, o jornal Gazeta do Povo, informa (leia a matéria clicando aqui) que “com mais de R$ 5,2 milhões declarados à Justiça Eleitoral o petista Jorge Samek tem o segundo maior patrimônio entre os candidatos a vice-governador” (leia a matéria completa do jornal clicando aqui).
Ele fica atrás apenas de Darci Piana (PSD), da chapa “A Mudança Não Para, Pra Frente Paraná”, encabeçada por Ratinho Junior (PSD) – Piana declarou um total de R$ 6,7 milhões em bens ao Tribunal Superior Eleitoral (confira os bens declarados por Piana aqui).
O petista Jorge Miguel Samek é engenheiro agrônomo e foi o escolhido para compor a chapa da Federação Brasil da Esperança no Paraná ao lado de Roberto Requião (PT) na disputa pelo Governo do Paraná.
Segundo a matéria, em 2002, ele disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados e foi eleito. Antes de assumir, foi chamado por Lula, também eleito, para assumir como diretor-geral da Itaipu Binacional. Brasileiro de maior longevidade no cargo, Samek seguiu na função por 14 anos, durante os mandatos de Lula, Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB).
Quem o sucedeu no cargo foi o engenheiro Luiz Fernando Vianna, ex-presidente da Copel.